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Participe do Seminário:
Análise do Discurso:
a linguagem em movimento
Palestras, debates, apresentações de trabalhos, atividades culturais.

Dia 23.04.13 (terça-feira) das 8h às 22h
Auditório do CCHL – UFPI
Palestrante convidado:
Prof. Dr. Melliandro Mendes Galinari (UFOP)
Pós-doutor em Linguística (Discurso, argumentação e retórica) pela Facoltà di Lettere e Filosofia da Università degli Studi di Padova, na cidade de Pádua, Itália.

Inscrições: 

Período: 1 a 22.04.13 (como ouvinte) - R$ 3,00
1 a 18.04.13 (com apresentação de trabalho) - R$ 5,00
Ver link "Inscrições" neste blog


Será expedido certificado a ser entregue no final do Seminário. A carga horária do evento pode ser computada como “Atividade Complementar” para efeito de integralização curricular nos cursos de graduação da UFPI.

Maiores informações pelos telefones (86) 3215-5782/5800 – E-mail: nepadufpi@gmail.com ou através do Blog:http://nepadufpi.blogspot.com.br/ Facebook: http://www.facebook.com/groups/456187111083426/


Promoção: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD); Departamento de Letras (DL); Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL); Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Inscrições

Como fazer a inscrição?

As inscrições poderão ser feitas de forma presencial ou via internet. As inscrições presenciais serão feitas no Núcleo de Estudos Portugueses - NEP, localizado no CCHL - UFPI, no horário das 8 às 12h e das 14 às 18h, de segunda à sexta-feira.

As inscrições via internet serão feitas mediante download da ficha de inscrição que deverá ser preenchida e enviada para o e-mail nepadufpi@gmail.com juntamente com o comprovante de depósito bancário.


Dados bancários:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Favorecidos: Camila Magalhães Linhares / Samuel dos Santos Cunha
Ag. 1989
Operação: 013
Conta: 63615-3

Os depósitos ou transferências podem ser feitos em agências bancárias ou casas lotéricas. Não serão aceitos comprovantes de entrega de envelopes nem agendamentos.

Inscrição como ouvinte:
  • Período: 1 a 22 de abril de 2013
  • Valor: R$ 3,00
Inscrição com apresentação de trabalho
  • Período: 1 a 18 de abril de 2013
  • Valor: R$ 5,00
  • Somente poderão ser inscritos trabalhos no campo da Análise do Discurso.
  • No ato da inscrição, deverá ser informado o título do trabalho.
  • O inscrito deverá enviar um resumo do trabalho em arquivo do Word até o dia 18.04.13 para o e-mail: nepadufpi@gmail.com contendo: título, autor(es) e orientador(a). Deve conter no mínimo cento e cinquenta e no máximo 300 palavras. No mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.
  • O inscrito também deverá informar a sua preferência por turno de apresentação: manhã, tarde ou noite do dia 23 de abril.
  • Os resumos serão publicados neste Blog a partir do dia 22 de abril.
  • A apresentação do trabalho terá duração entre 10 e 15 minutos.
  • Caso deseje, o apresentador poderá apresentar slides sobre o conteúdo.


NORMAS TÉCNICAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

Os artigos completos serão publicados neste Blog. Quem desejar publicar, deverá enviar o artigo em arquivo do Word para o e-mail: nepadufpi@gmail.com.br até a data final de inscrições "com apresentação de trabalho": 18.04. O artigo deverá ter entre 10 e 15 páginas e seguir as normas descritas abaixo: 

Título: centralizado, maiúsculas e negrito (sem grifos). 

Nome(s) do(s) autor(es): alinhado(s) à direita, uma linha abaixo do título, com maiúscula só para as letras iniciais, sendo o último nome escrito em caixa alta. Logo em seguida, entre parênteses, indicar instituição a que está vinculado o(s) participante(s). Caso o trabalho tenha sido produzido sob orientação, inserir o nome do(a) orientador(a) como coautor(a). Inserir em nota de rodapé (Fonte 10): titulação, projeto que desenvolve atualmente (caso aluno de iniciação cientifica, mestrado ou doutorado), e-mail de cada um dos participantes.

Resumo: a palavra RESUMO em caixa alta, fonte 12, negrito e maiúscula, duas linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguida de dois pontos. O texto-resumo deverá ser escrito com recuo de 3cm de margem superior e esquerda; e 2cm, margens inferior e direita. O espaço entre as linhas deve ser simples. O resumo deve ter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras.

Palavras-chave: alinhar com as mesmas margens. O corpo de texto deve ser com fonte 12. A expressão palavras-chave deve estar em negrito, seguida de dois pontos. Contendo no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave.

Abstract ou Résumé: mesmas observações sobre resumo.

Keywords: mesmas observações das palavras-chave.

Texto: deve ser escrito em Times New Word, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas. Não usar espaçamento entre parágrafos. Usar uma linha de espaço entre o corpo do texto e os subitens, ilustrações e tabelas, quando houver. 

Parágrafos: recuo de primeira linha: 1,25 cm.

Subtítulos: alinhados à esquerda, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula, com numeração.

Tabela e ilustrações: (fotografias, desenhos, gráficos etc.)  - devem vir inseridas no texto, dentro do padrão geral e no espaço a elas destinados pelo autor.

Notas: devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento, contendo corpo do texto 10. No caso de ênfase ou destaque no corpo do texto, use negrito e para palavras em língua estrangeira, use itálico.

Citações: até três linhas vêm entre aspas (sem itálico), seguidas das seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor, ano de publicação e página(s).
Com mais de 3 linhas, vêm com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte 10), sem aspas, sem itálico e também seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e página(s). As citações em língua estrangeira devem vir em itálico e traduzidas em nota de rodapé. Em caso de dúvida, verificar Associação Brasileira de Normas e Técnicas - ABNT 2011.

Anexos: caso existam, devem ser colocados após as referências, precedidos da palavra ANEXO, no topo da página, em maiúscula e negrito, sem adentramento e sem numeração. Quando constituírem textos já publicados, devem incluir referência completa, bem como permissão dos editores para publicação. Recomenda-se que anexos sejam utilizados apenas quando absolutamente necessários.

Referências: devem ser apenas aquelas referentes aos textos citados no trabalho. A palavra REFERÊNCIAS deve estar em negrito, sem adentramento, duas linhas antes da primeira entrada.


PROGRAMAÇÃO
Dia 23 de abril de 2013 (terça-feira)

8h – Abertura

10h – PALESTRA: DIÁLOGOS ENTRE AD E RETÓRICA: CONTINUIDADES E PERSPECTIVAS 
(Prof. Melliandro Mendes Galinari)

COMUNICAÇÕES - MANHÃ

8h15
A imagem do conselheiro: o ethos do consultor na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Iane Rodrigues de Carvalho
8h30
O ethos do homem do campo, no poema “O poeta da roça”
Andrea Priscila Almeida
8h45
As relações ideológicas e interpretativas presentes no slogan do sabão em pó “Omo”
Safira Ravenne da Cunha Rêgo
9h
A mulher retratada nas canções de Zeca Baleiro: uma análise do discurso sob a ótica da teoria semiolinguística
Meryane Sousa Oliveira; Thyago Arcângelo dos Santos Silva
9h15
De Rapunzel à Matrix: a interdiscursividade em Shrek
Laís Oliveira da Silva Pedrosa
9h30
As estratégias discursivas presentes no discurso de posse da presidenta Dilma Roussef
Samuel dos Santos Cunha
9h45
Discurso, Semântica e atos de fala: uma perspectiva epistêmica
Gustavo Ruy Ribeiro Lustosa




COMUNICAÇÕES - TARDE


14h
O contrato de informação midiático nas capas dos jornais Diário do Povo e Meio Norte
André de Moura Carvalho
14h15
A imagem dos nossos aos olhos deles: os discursos da carta de achamento do Brasil
Carmem Maria do Carmo S. Costa e Ingrid Lohara de Abreu Godinho
14h30
A construção da imagem do índio na Folha de São Paulo e no jornal O Dia: ataque à engenheiro da Eletrobrás
Eline da Silva Reis Calaça Teixeira
14h45
A construção do ethos em artigos de opinião da Revista Cidade Verde
Ermínia Maria do Nascimento Silva
15h
A confissão e o sigilo: encenação enunciativa no conto “O enfermeiro”, de Machado de Assis
Giselle de Morais Lima
15h15
O discurso do Burro como fator socializante no filme “Shrek”
Ingrid Camilla Soares da Silva e Joacir Jader Alves Soares
15:30
A enunciação no poema “Brasil” de Oswald de Andrade: a construção de uma identidade nacional
Dacia Teles de Oliveira e Sousa e Jonata Alisson Ribeiro de Oliveira
15:45
As formações discursivas nas músicas “Dom Quixote” e “Até o fim”, da banda Engenheiros do Hawai
Lílian Rodrigues de Sousa
16h
O discurso religioso no livro do profeta Ageu à luz da Análise do Discurso
Shara Lylian de Castro Lopes
16h15
Estereótipos ou imaginários sócio-discursivos? Uma análise do livro “comporte-se como uma dama, pense como um homem: o que eles realmente pensam sobre amor, intimidade e compromisso”
Vanessa Lemos de Moura Santiago
16h30
O discurso da identidade negra na poesia de Salgado Maranhão
João Batista Sousa de Carvalho
16h45
A identidade feminina em construção: o discurso das delegadas de polícia de Teresina
Isabel Cristina Oliveira Lopes; Nayane Cristina de Sousa Costa
17h
O discurso sobre o falo no blog “um sábado qualquer”
Cássia Tamyris Sousa
17h15
O discurso acerca da condição feminina presente nos contos infantis
Joyce Milena Gomes Viana; Kerolaia Almeida Barbosa de Sousa; Leidiane Conrado dos Santos
17h30
O ethos de Jesus na parábola do filho pródigo
Janaina Costa Silva
17h45
Entre a representação e o discurso: a imagem dos alunos do NEAD/UESPI sobre a EaD
Raimundo Isídio de Sousa


COMUNICAÇÕES – NOITE


18h
O discurso da charge e o ensino de Língua Portuguesa
Deuziane e Vanessa
18h15
As estratégias discursivas das músicas de carnaval para a construção do ethos de Salvador/BA
Iara Silva Evangelista
18h30
A construção do ethos do PT e do PSDB a partir da internet
Brígida Ravena Irene de Sousa Gomes e Maria de Fátima Silva Araújo
18h45
A desmistificação carnavalesca da figura política: uma análise das charges referentes ao mensalão
Thiago Ramos de Melo
19h
Crimes que repercutiram no Brasil: uma análise das provas retóricas nas capas das revistas Época e Istoé
Andressa Maria Abreu Pereira; Deislandia de Sousa Silva; Maria Eduarda Carvalhos dos Reis
19h15
A discursividade sobre a mulher em Chico Buarque
Dábila Emanuela Craveiro mesquita

19h30 – Encerramento – Entrega dos certificados - Coquetel – Show musical 


SEMINÁRIO: “ANÁLISE DO DISCURSO: A LINGUAGEM EM MOVIMENTO”
LISTA DE INSCRITOS ATUALIZADA EM 23.04.13
PARTICIPANTES COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

1.     
André de Moura Carvalho
2.     
Andréa Priscila Almeida
3.     
Carmem Maria do Carmo Sousa Costa
4.     
Cássia Tamyris Sousa
5.     
Dábila Emanuela Craveiro Mesquita
6.     
Deislandia de Sousa Silva
7.     
Deuziane Pereira da Cruz
8.     
Eline da Silva Reis Calaça Teixeira
9.     
Ermínia Maria Nascimento Silva
10.  
Francisca Vanessa P de Moraes
11.  
Giselle de Morais Lima
12.  
Gustavo Ruy Ribeiro Lustosa
13.  
Iane Rodrigues de Carvalho
14.  
Iara Silva Evangelista
15.  
Ingrid Camilla Soares da Silva
16.  
Ingrid Lohara de Abreu Godinho
17.  
Isabel Cristina Oliveira Lopes
18.  
Janaina Costa Silva
19.  
Joacir Jader Alves Soares
20.  
João Batista Sousa de Carvalho
21.  
Jonata Alisson Ribeiro de Oliveira
22.  
Joyce Milena Gomes Viana
23.  
Kerolaia Almeida Barbosa de Sousa
24.  
Lais Oliveira da Silva Pedrosa
25.  
Leidiane Conrado dos Santos
26.  
Lílian Rodrigues de Sousa
27.  
Maria Eduarda Carvalho dos Reis
28.  
Meryane Sousa Oliveira
29.  
Nayane Cristina de Sousa Costa
30.  
Raimundo Isídio de Sousa
31.  
Safira Ravenne da Cunha Rego
32.  
Samuel dos Santos Cunha
33.  
Shara Lylian de Castro Lopes
34.  
Thiago Arcângelo dos Santos Silva
35.  
Thiago Ramos de Melo
36.  
Vanessa Lemos de Moura Santiago



PARTICIPANTES SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

1.     
Adelane Brito Rodrigues
2.     
Aírton Pablo de Oliveira Sousa
3.     
Alderon Marques Catanhede Silva
4.     
Amanda Garcez da Silva
5.     
Amanda Karoline Batista Lages
6.     
Amanda Veloso Amorim Oliveira
7.     
Ana Maria da Silva Lima
8.     
Ana Paula de Oliveira Silva
9.     
Anne Karolynne Silva Medeiros
10.  
Anyelly Gardênia Costa Silva
11.  
Beatriz de Paula Silva
12.  
Brígida Ravena Irene de Sousa Gomes
13.  
Bruna Rodrigues da Silva
14.  
Camila Magalhães Linhares
15.  
Carlos Edvardo Alves Pereira
16.  
Cibele Pereira da Silva Sousa
17.  
Cinthya Valéria N. Motta Kós
18.  
Cláudia Bezerra do Nascimento
19.  
Conceição de Maria Campelo dos Santos
20.  
Cristiane dos Santos Dias
21.  
Cristiane Silva Araújo Dias
22.  
Daniel Bandeira de Oliveira
23.  
Daniel Bastos Castro
24.  
Dasayanne Arrais dos Santos
25.  
Dayane Angélica da Silva Bispo
26.  
Dayane Borges da Silva
27.  
Dayene Maraise Lima Colaço
28.  
Daylane Maximino da Silva
29.  
Denise Bonfim Oliveira
30.  
Edivaldo Gomes Barbosa
31.  
Érica Patrícia Barros de Assunção
32.  
Erickson Diniz Nogueira
33.  
Evanildo Borges Leal
34.  
Fabíola Daniely Ferreira de Paiva
35.  
Francisca Olane Rodrigues da Silva
36.  
Francisco Brunno Carvalho Reis
37.  
Francisco das Chagas de Oliveira
38.  
Francisco Eduardo Mendes dos Santos
39.  
Francisco Xavier de Sousa Costa
40.  
Georgiana Machado Sales
41.  
Gilson Moreira Rodrigues
42.  
Gláucia Castro Aguiar Pio
43.  
Glória Yonaara de Souza Torres
44.  
Inara Fernanda Silva de Morais
45.  
Irisdalva Soares Barbosa Pinto
46.  
Ivis Ruan Morais Lopes
47.  
Jacqueline Wanderley Marques Dantas
48.  
Jakeline Soares Sucupira
49.  
Jaqueline de Sousa Macedo
50.  
Jéssica Catharine Barbosa de Carvalho
51.  
Jéssica Janis Pereira da Silva Costa
52.  
João Batista Farias Júnior
53.  
Jocylena Bandeira Dantas
54.  
Jorge de Jesus Silva
55.  
José Edmilson Dias Filho
56.  
Joseane Mendes Ferreira
57.  
Karen Martins Ribeiro
58.  
Karine Macêdo Freitas
59.  
Karla Patrícia da Conceição Soares
60.  
Larissa Iara Rodrigues Araújo
61.  
Laysa Monteiro Ivo da Silva
62.  
Lenise Moura Fé de Almeida
63.  
Luciana da Silva Ribeiro
64.  
Luciana Talita Mágulas Pereira
65.  
Margareth Valdivino da Luz Carvalho
66.  
Maria Antônia de Oliveira Borges
67.  
Maria de Fátima Silva Araújo
68.  
Maria de Jesus Gomes de Sousa
69.  
Maria Mônica Martins de Medeiros
70.  
Maristânia F. Sousa
71.  
May Waddington Telles Ribeiro
72.  
Natanael Campos da Silva
73.  
Natiele da Conceição Cruz
74.  
Nayra Thais Sales
75.  
Osana Trindade de Oliveira
76.  
Otávio Justiniano de Miranda Neto
77.  
Priscila Cruz de Sousa
78.  
Raylanne Raquel Leal Costa
79.  
Regiane de Abreu Veras
80.  
Rodrigo Alves Silva
81.  
Rodrigo Torres Dias
82.  
Ronyere Ferreira da Silva
83.  
Ruhama Marisbela Aguiar Alves
84.  
Sabrina Regina Lúcio de Sousa
85.  
Sílvia Mônica Moura Lima
86.  
Solange Alves Sobreira
87.  
Talita Francisca Sousa Lima
88.  
Tayse Lima da Silva
89.  
Tércio Glaydson Santos
90.  
Thaise Ravena de Santana Marques
91.  
Thalita Maciel de Matos
92.  
Vanessa de Carvalho Alencar
93.  
Vanessa Martins Cavalcante
94.  
Walcisa Coutinho Sudario


SEMINÁRIO: ANÁLISE DO DISCURSO: A LINGUAGEM EM MOVIMENTO
Local: Auditório Noé Mendes – CCHL – UFPI
Data: 23.04.13



CADERNO DE RESUMOS







O CONTRATO DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICO EM CAPAS DOS JORNAIS MEIO NORTE E DIÁRIO DO POVO

André de Moura CARVALHO (UFPI) – andremoura333@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: A mídia foi e continuará sendo um importante espaço de embates e contradições, mas, também, de confluências. No Piauí, esses fatores não são diferenciados. Neste trabalho, abordamos o contrato comunicacional midiático estabelecido em duas capas de jornais piauienses (Meio Norte e Diário do Povo) publicados no mesmo dia, mês e ano: vinte de agosto de 2010. À luz da teoria Semiolinguística de Charaudeau (1983), procuramos explicitar os dados internos e externos à esta encenação discursiva. Dentro dos dados externos, analisamos algumas condições de enunciação da produção linguageira, tais como: a identidade, a finalidade, o propósito e o dispositivo. No tocante aos dados internos, verificamos os espaços de comportamentos linguageiros, a saber: o espaço de locução, de relação e de tematização. Nossa análise concluiu que cada um desses veículos de comunicação enuncia a partir de lugares sociais de fala distintos o que resulta em visões diferenciadas acerca da mesma realidade. Esses lugares sociais, por sua vez, estabelecem o contrato de comunicação midiático que determina o que será dito e como será enunciado. Trata-se, portanto, de uma seleção rigorosa tanto no tocante aos fatos, quanto aos modos de dizer.

Palavras-chave: Mídia; contrato de comunicação; discurso; semiolinguística.



O ETHOS DO HOMEM DO CAMPO, NO POEMA “O POETA DA ROÇA”

Andrea Priscila ALMEIDA (UFPI) – priscila.andrea@yahoo.com.br
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: Neste artigo, analisamos o ethos discursivo do homem do campo, com base no poema "O poeta da roça", de Patativa do Assaré que apresenta durante a narrativa a descrição do cotidiano de um típico camponês e alguns traços que caracterizam seu grupo social. No que se refere ao suporte teórico, foram utilizadas tendências na concepção de Amossy, Barthes, Charaudeau e Maingueneau que abordam este tema em suas obras com objetivo de definir uma noção sobre ethos. O principal objetivo deste artigo é avaliar e examinar a forma como o ethos é construído dentro do discurso, conhecendo estudos referentes à análise do discurso e analisar o poema em questão coma finalidade de definir o tipo de ethos presente no poema escrito por Patativa do Assaré. Após a análise foi possível definir a característica do sujeito e os tipos de ethospresentes. O principal objetivo deste artigo é abordar os recursos existentes na construção do ethos do homem do campo de acordo com os imaginários sócio-discursivos presentes na letra do poema “O poeta da Roça”, de Patativa do Assaré.

Palavras-chave: Discurso; Ethos; Patativa do Assaré; Imaginários sócio-discursivos.




CRIMES QUE REPERCUTIRAM NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS PROVAS RETÓRICAS NAS CAPAS DAS REVISTAS ÉPOCA E ISTOÉ.

Andressa Maria Abreu PEREIRA (UFPI) – andressa_maria_12@hotmail.com
Deislandia de Sousa SILVA (UFPI) – dudaa_me@hotmail.com
Maria Eduarda Carvalho dos REIS (UFPI) – dudaa_me@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMOEste trabalho visa a analisar as provas retóricas nas capas das Revistas Época e Istoé referentes aos crimes com maior repercussão na mídia brasileira entre os anos de 2008 e 2011. Para tanto, foi utilizado como pressuposto teórico a retórica de Aristoteles, especificamente as provas retóricas centradas no orador, o ethos, no auditório, o pathos, ou no próprio discurso, o logos que são responsáveis pelo desempenho de estratégias discursivas utilizadas pelo sujeito na enunciação. Como metodologia realizou-se uma observação comparativa e descritiva das capas das revistas supracitadas,referentes aos seguintes crimes: a morte de Isabella Nardoni, a acusação e prisão do goleiro Bruno pelo desaparecimento de Eliza Samudio e o ataque de Wellington Menezes a uma escola do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostraram que essas revistas ao produzirem os discursos das capas fazem uso de recursos linguísticos, de estratégias visuais, e outros elementos apropriados para persuadir, seduzir e emocionar os leitores, uma vez que precisam levar em consideração os saberes, os valores e os conhecimentos que o público possui sobre determinado crime.

Palavras-chave: Discurso. Retórica. Mídia. Ethos. Pathos



IMAGENS DE CREDIBILIDADE E IDENTIFICAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO PT E DO PSDB

  Brígida Ravena Irene de Sousa GOMES (UFPI) – bia.ravenagomes@hotmail.com
Maria de Fátima Silva ARAÚJO (UFPI) – fatinha_krdoso@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: Este artigo pretende analisar a construção do ethos dos partidos PT e PSDB a partir de documentos encontrados na internet. Buscando explicar a imagem que cada partido faz de si e como se constrói sua identidade a partir de sua prática discursiva. Para a análise do corpus, que consiste em moções, utilizamos os conceitos de teorias da Análise do Discurso, principalmente a teoria do Ethos no discurso político. 

Palavras-chave: Discurso. Ethos. Política. PT. PSDB.



ANÁLISE DO DISCURSO DA “CARTA DE ACHAMENTO” DO BRASIL DE PERO VAZ DE CAMINHA (EM 1500): A IMAGEM DOS “NOSSOS” AOS OLHOS “DELES”

Carmen Maria do Carmo Sousa COSTA (UFPI) – carmenscosta@hotmail.com
Ingrid Lohara de Abreu GODINHO (UFPI) – ingrid_loharafr@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: O presente estudo tem como objetivo fazer a análise do discurso da famosa “Carta do Achamento do Brasil” escrita por Pero Vaz de Caminha, entre 26 de Abril e 2 de Maio de 1500. A Carta de Pero Vaz foi o documento que registrou as primeiras impressões do escritor sobre as novas terras encontradas pelas naus portuguesas, em 1500, e que mais tarde viriam a ser denominadas Brasil. Para tanto, serão utilizados como base teórico-metodológica na Análise de Discurso os estudos de Patrick Charaudeau, Orlandi, da Análise de Discurso Crítica e das noções de ethos. A análise apresenta a imagem construída pelo “homem” europeu, quando aqui chegou, em relação ao “homem local”.  Através da análise do discurso proposto, o estudo pretende discutir a ética receptora do povo nativo das terras brasileiras de 1500 para – a partir disso, perceber o comportamento do povo colonizador, nessa etapa de “pré-colonização”; atitudes essas que ilustrariam uma prefiguração do futuro mecanismo cultural presente em todo o momento na colônia portuguesa na América.

Palavras-Chave: Discurso; Ethos; Pero Vaz de Caminha. Carta de achamento.


O DISCURSO SOBRE O FALO NO BLOG “UM SÁBADO QUALQUER”

Cássia Tamyris SOUSA - cassiatam@gmail.com

RESUMO: Neste trabalho procura-se analisar como é construída a importância do falo no imaginário masculino a partir do personagem Adão, representação do gênero masculino, nas tirinhas de humor do blog Um Sábado Qualquer. Analisa-se o discurso, constituído de elementos imagéticos e textuais, buscando compreender as estratégias enunciativas utilizadas pelo referido blog. Para isto, utiliza-se como método a Análise de Discurso, tomando como base os conceitos de enunciado e enunciação de Verón (2004), as considerações de Ribeiro (1995) e de Benveniste (1990) e o conceito de ideologia de Fairclough (2008).

Palavras-Chave: Gênero; Análise de Discurso; Blog.



A ENUNCIAÇÃO NO POEMA “BRASIL” DE OSWALD DE ANDRADE: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL

Dacia Teles de Oliveira e SOUSA (UFPI) – daciatteles@hotmail.com
Jonata Alisson Ribeiro de OLIVEIRA (UFPI) – jonatarlisson@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: A poesia Oswaldiana, no contexto modernista da primeira fase, propõe uma produção voltada para examinar criticamente o passadismo histórico e cultural brasileiro no sentido de revalorizá-lo. Com isso, desenvolveu-se um estudo do poema “brasil” que traduz a descrição do país sob a perspectiva histórica, étnica e cultual. Para a análise do poema foi feita uma pesquisa sobre o contexto histórico em que o texto foi escrito. Assim, aliado a esse contexto, procurou-se aplicar na análise a teoria dos sujeitos enunciativos de Patrick Charaudeau e a teoria do discurso literário como discurso constituinte de Dominique Maingueneau. Com essas teorias pôde-se perceber que o canal discursivo usado pelo enunciador dos versos foi o meio gráfico a fim de mostrar para o coenunciador como se dá a compreensão do caráter identitário nacionalista em meio a uma situação enunciativa e a cenográfica. Além da análise proposta, objetivou-se também abordar um breve apanhado sobre o contexto modernista a fim de compreender a poesia Oswaldiana sob uma perspectiva identitária nacionalista.

Palavras-chave: Enunciação; Oswald de Andrade, Semiolinguística.



DISCURSIVIDADE SOBRE A MULHER EM CHICO BUARQUE: O PODER FEMININO EM “MULHERES DE ATENAS” E A DISCRIMINAÇÃO EM “GENI E O ZEPELIM

Dábila Emanuela Craveiro MESQUITA (UFPI) - dabilaemanuela@yahoo.com.br
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar os aspectos culturais da realidade social em relação ao papel feminino nas músicas “Mulheres de Atenas” e “Geni e o Zepelim” de Chico Buarque de Holanda. Durante a análise deste artigo, foram observadas algumas semelhanças existentes nas músicas, as quais correspondem ao tratamento que a sociedade tinha em relação às mulheres em épocas passadas e que ficou enraizada até os dias de hoje, também é importante destacar que ambas as músicas foram baseadas em obras que revelam justamente a mulher como alvo de discriminação. Mulheres de Atenas trata do poder feminino em relação à sua sedução com intenção de encorajar a mulher a vencer novos desafios, essa música foi baseada na Obra “Lisístrata” de Aristófanes. A música “Geni e o Zepelim” foi baseada na obra de Guy de Maupassant “Bola de sebo”, a música trata da discriminação em relação à prostituição destacando a coragem da protagonista Geni que se sacrificou para salvar todos que a desprezava. Como suporte para as considerações deste artigo as diretrizes foram baseadas nos estudos sobre análise do discurso destacando o lugar social da enunciação, o acontecimento enunciativo e os aspectos ideológicos feitos pelo pesquisador Ingo Voese (2004), tendo também como contribuição de Marilena Chauí (1980) que compreendem a noção de ideologia nas teorias da análise do discurso. A análise será feita através dos contextos históricos das músicas e das obras pela qual foram baseadas, tendo com objetivo fazer observações dos aspectos culturais da realidade social em relação ao papel feminino.

Palavras-chave: Discurso; ideologia; mulher; discriminação.

O DISCURSO DA CHARGE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Deuziane Pereira da Cruz (UFPI) – deuzianelavigne@hotmail.com
Francisca Vanessa Paiva de Morais – nexinhagatinha@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br

RESUMONosso trabalho tem como finalidade mostrar a influência das diversas concepções de linguagem e discurso no ensino de língua portuguesa com base nos estudos de Voese (2004), Ducrot (1987) e Fiorin (2006). Tais estudos afirmam que existem diversas formas de abordar a linguagem humana, e todas essas abordagens focam a questão da produção de sentidos que a linguagem oferece durante a cena enunciativa. Para tanto, escolhemos o gênero charge como objeto de análise. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de base exploratória e qualitativa. Ao analisarmos uma charge postada no facebook em outubro de 2012, procuramos observar na mesma, aspectos especificamente relacionados à língua, aos atos de fala, ao evento cultural, ao lugar social da enunciação, ao acontecimento e à ideologia, tendo tudo isso como foco, o uso do gênero charge no ensino de língua portuguesa. Concluímos que a língua é muito mais que um código e que a charge, ao propiciar uma abordagem intersemiótica, constitui-se como rico material didático a ser utilizado em sala de aula para o ensino-aprendizagem de uma língua.

Palavras-chave: Discurso. Charge. Ensino de Língua Portuguesa.



A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO ÍNDIO NA FOLHA DE SÃO PAULO E NO JORNAL O DIA: “UM ESTUDO DE NOTÍCIAS SOBRE O ATAQUE DE ÍNDIOS A ENGENHEIRO DA ELETROBRÁS”

Eline da Silva Reis Calaça Teixeira (UFPI) – elinereis@hotmail.com

RESUMO: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o discurso dos Jornais Folha de São Paulo e O Dia (Piauí) em relação ao índio, quando este protagoniza algum conflito social. Através da análise da construção do discurso jornalístico por meio da identificação das formas discursivas predominantes nos meios de comunicação, pretendemos demonstrar até que ponto a mídia pode influenciar positiva ou negativamente na concepção da imagem do índio. O fato escolhido para compor o conteúdo desta análise, refere-se ao ataque de índios ao engenheiro da Eletrobrás durante o Seminário “Xingu Vivo Para Sempre”, realizado em maio de 2008, na cidade de Altamira-PA, com o intuito de discutir a construção da hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu. Analisaremos, com base na teoria da Análise do Discurso, um corpus de 06 textos jornalísticos, veiculados nos impressos acima citados, no período de, 21 a 23 de maio de 2008.

PALAVRAS-CHAVES: Índio; Hidrelétrica de Belo Monte; Discurso.



A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DO SUJEITO ENUNCIADOR NO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO DA REVISTA CIDADE VERDE

Ermínia Maria do Nascimento Silva (UESPI) – erminiama@hotmail.com

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é propor uma investigação sobre os procedimentos de construção do ethos,  no artigo de opinião da Revista Cidade Verde, veiculado em  março de 2013, período em que ocorria a escolha do novo Papa, com o título “ Onde há fumaça...”  A pesquisa assume os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa, tal como vem sendo desenvolvida por Maingueneau (1997).  Aborda a noção de ethos, recorrendo especificamente aos trabalhos de Maingueneau (2006; 2008) e  Amossy (2008) . A análise do ethos desse discurso volta-se para a descrição das formas da heterogeneidade enunciativa, das cenas de enunciação, dos atos locutivos, dos usos, tipos e hierarquização dos argumentos, bem como de outros elementos possivelmente encontrados durante a pesquisa. Por fim, a pesquisa pretende mostrar de que maneira procedimentos discursivos e mecanismos linguísticos da língua portuguesa são mobilizados para a construção do ethos no discurso jornalístico. No discurso analisado, percebeu-se a inserção de algumas formas de heterogeneidades enunciativas como palavras aspeadas e discurso relatado; a presença dos atos locutivos com uma recorrência maior dos alocutivos e argumentos de autoridade. Percebeu-se também que a articulista tentou construir  um ethos  que joga com as referências culturais do catolicismo, mas joga também com o ecletismo religioso, pois apesar de o artigo tratar de uma questão da igreja católica, tenta mostrar que não discrimina as demais religiões.

Palavras-chave: Discurso; enunciação; ethos.

DISCURSO, SEMÂNTICA E ATOS DE FALA: UMA PERSPECTIVA EPISTÊMICA

Gustavo Ruy Ribeiro Lustosa (UFPI) – gustavo-wild@hotmail.com

RESUMO: A relação entre linguagem, significado e realizações discursivas permeia o pensamento ocidental da Grécia antiga aos dias atuais. Essa questão torna-se problemática para vários teóricos. Para alguns deles, Austin – com o seuQuando dizer é fazer: palavras e ação (1990) e Lyons – Semántica lingüística: una introdución (1997), por exemplo, a dicotomia língua-fala, para uma melhor compreensão de fenômenos linguístico-discursivos, poderia ser substituída por uma tricotomia como sistema-processo-produto, permitindo uma melhor elucidação do funcionamento da linguagem, ultrapassando uma compreensão estática de língua.  Austin, para tentar dar cabo dessa tarefa propõe a sua célebre Teoria dos Atos de fala, aprofundada posteriormente por seu discípulo Searle. O objetivo deste trabalho é compreender as realizações discursivas, processos dinâmicos da linguagem, e suas produções de sentido, levando em conta consequências como a produção, permanência e alterações de crenças nos indivíduos. Para tanto, servimo-nos metodologicamente dos postulados linguístico-filosófico-discursivos de Austin e as ponderações sobre estes postulados por Lyons, além de conceitos epistemológicos como os de crença e relação caritativa, da epistemologia contemporânea, elucidando situações discursivas que sirvam para refletir sobre realizações concretas de linguagem e melhor compreender o funcionamento das línguas naturais. Chegamos à conclusão de que uma concepção estática de língua, e em consequência de sentido, não dá conta de todas as realizações discursivas, levando em consideração a noção de contexto pragmático.

Palavras-chave: Discurso; semântica; atos de fala.



A IMAGEM DO CONSELHEIRO: O ETHOS DO COSULTOR NA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS

Iane Rodrigues de CARVALHO (UFPI) - ianercm@yahoo.com.br
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: O objetivo deste artigo é verificar os ethé do consultor contábil gerencial no gênero discursivo carta do leitor publicado sob o título “Divã do Empreendedor” em três edições da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, durante o ano de 2010. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Para tanto, utilizamos o instrumental teórico a respeito do ethos como construção da imagem do orador a partir de Aristóteles e da Análise do Discurso Francesa, através da classificação de Charaudeau (2006) que agrupa as imagens em ethé de credibilidade – aquelas que são o resultado da construção de uma identidade discursiva pelo sujeito falante, realizada de forma tal que o auditório seja conduzido a julgá-lo digno de crédito, e ethé de identificação – resultado de uma junção de traços pessoais de caráter, de corporalidade, de comportamentos, de declarações verbais, ambos relacionados às expectativas vagas do auditório por meio de imaginários que atribuem valores positivos e negativos a essas maneiras de ser. Dentro do discurso empresarial moderno a figura do consultor representa aquele cuja tarefa é dar conselhos com a finalidade de encontrar soluções para problemas e/ou promover inovações de práticas nas empresas. São, portanto, atores permanentes e especiais na grande dramaturgia das organizações. Permanentes, porque se trata de um mercado estabelecido; especiais porque depositários de uma autoridade mentora. Nos discursos analisados, percebemos a predominância de um ethos de conselheiro, além da existência dos ethé de sério, virtuoso e competente. Concluímos que o discurso do consultor, no corpus analisado, não se volta para as práticas numéricas ou financeiras da teoria contábil gerencial, mas para a melhoria das relações interpessoais, tais como: empreendedor-cliente, empreendedor-funcionário e empreendedor-concorrente.

Palavras-chave: Discurso; ethos; consultor.



AS MÚSICAS DE CARNAVAL COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DA CIDADE DE SALVADOR/BA

Iara Silva EVANGELISTA (UFPI) – iaraevangelista@live.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMOO povo baiano através das músicas de carnaval se mostra como é, assume o candomblé como sua religião, exalta sua negritude, manifesta a sua influência africana pelas letras e sons dos instrumentos escolhidos para dar ritmo e musicalidade às suas canções. A música também se transforma numa estratégia de marketing que divulga e promove a cidade mais negra do mundo fora da África. A cidade da Bahia é retratada de forma poética e religiosa. Sua faceta misteriosa, mágica, festeira e acolhedora é revelada por meio das músicas de carnaval. Este artigo analisa o ethos que as músicas de carnaval constroem sobre a cidade de Salvador/BA. O corpus do trabalho é composto por três músicas de carnaval: “We are Carnaval”, “Terra Festeira” e “Chame Gente”. Com base no método de Análise do Discurso da Escola Francesa e no arcabouço teórico de Charaudeau (2006), Maingueneau (1997 e 2004), Guimarães (2009), Cardoso (2005), Orlandi (2007), Brandão (2004), Amossy (2011), Aristóteles (1998), Jakobson (1979) e Saussure (1969). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, como procedimento metodológico, adotar-se-á o estudo bibliográfico para análise. De acordo com a pesquisa, os baianos perceberam que é possível elaborar a imagem de Salvador por meio da música, pois ela tem a capacidade de romper barreiras políticas, econômicas e sociais. A música tem o poder de encantar, seduzir, atrair e persuadir qualquer pessoa, independente da classe social, do sexo, da idade, do grau de instrução, da preferência religiosa etc.

Palavras-chave: Discurso. Ethos. Comunicação. Música.


O DISCURSO DO BURRO COMO FATOR SOCIALIZANTE NO FILME “SHREK”

Ingrid Camilla Soares da Silva (UFPI) – ingridcamilla@hotmail.com
Joacir Jader Alves Soares (UFPI) – jaderalvess@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: ”Shrek” é um filme norte-americano de 2001, do gênero animação computadorizada, dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson. O filme foi produzido pela Dream Works Animation, baseado no conto de fadas “Shrek!” de William Steig. O presente artigo visa analisar o discurso do personagem Burro, que consegue fazer com que o protagonista da história socialize e interaja com os outros personagens através do seu discurso retórico e insistente. Burro atua também na aproximação de Shrek e Fiona, que, por serem ogros, quebram os paradigmas dos contos de fada no tocante ao estereótipo do casal príncipe e princesa. Dois diálogos entre o protagonista Shrek e seu companheiro Burro serão analisados sob a perspectiva de Bakhtin, que diz que a existência do signo necessita da interação entre duas consciências individuais.

PALAVRAS-CHAVE: Análise; Discurso; Sociedade; Interação; Bakhtin.


A IDENTIDADE FEMININA EM CONSTRUÇÃO: O DISCURSO DAS DELEGADAS DE POLÍCIA DE TERESINA

Isabel Cristina Oliveira LOPES (UFPI) - belletras1@hotmail.com
Nayane Cristina de Sousa COSTA (UFPI) - nayanecristina2@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: O presente artigo analisa os discursos de cinco delegadas de polícia de Teresina, publicados na Revista Cidade Verde, edição de setembro de 2012. O objetivo desta análise é identificar como estas delegadas encaram suas identidades no combate ao crime, além de investigar os fatos argumentativos proferidos por estas  em entrevista concedida à Revista Cidade Verde. Para a produção desse artigo, foi utilizado uma pesquisa bibliográfica a respeito da análise do discurso (AD), em torno da concepção do ethos (imagem de si no discurso), além de nos valermos também da perspectiva a respeito da construção da identidade. Como embasamento teórico, utilizamos os autores Orlandi (2007), Maingueneau (1997; 2008), Hall (2000) e a Revista Cidade Verde (2012).  

Palavras-chave: Discurso; identidade feminina; ethos; delegadas.


ETHOS DE JESUS NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

Janaína Costa SILVA (UFPI) - janaina.cs@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: O ethos é o resultado de uma dupla identidade que termina por fundir-se em uma só, um cruzamento de olhares: o olhar daquele que fala e o olhar do outro sobre aquele que fala, baseados nos dados preexistentes ao discurso e naqueles trazidos pelo próprio ato da linguagem. É, portanto uma construção de imagens. O tratado em tela tem como desígnio a análise do ethos de Jesus Cristo utilizando como corpus a Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32). Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica com embasamento teórico na Análise do Discurso e fundamentações em autores como Amossy (2005), Maingueneau (2001) e Charaudeau (2006). Observou-se como resultado, elegendo o tripé tom – caráter – corporalidade na construção da identidade do sujeito e nas categorias de credibilidade e identificação de Charaudeau, a polivalência de imagens construídas detectando com maior ênfase a imagem de um enunciador como conselheiro, de autoridade, credibilidade e competência, inteligência, humanidade, Salvador e Deus amoroso.

Palavras-chave: Análise do Discurso – Ethos – Parábola – Jesus Cristo


O DISCURSO DA IDENTIDADE NEGRA NA POESIA DE SALGADO MARANHÃO

João Batista Sousa de Carvalho (SEDUC)

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de estudar o discurso da identidade negra presente na poesia de Salgado Maranhão. Autor caxiense radicado no Rio de Janeiro cuja produção poética está inserida no campo discursivo da pós-modernidade. Trata-se de um estudo fundamentado nos pressupostos da literatura negra, no diálogo com as reflexões sobre identidade, sobretudo as elaboradas pelo cientista social Stuart Hall. Ao assumir-se como negro, o sujeito enunciativo dos poemas de Salgado Maranhão, que constituem o corpus desta análise, produz um discurso prenhe de um posicionamento de autoafirmação, em que há uma construção de sentidos favoráveis à valorização da identidade afrodescendente, desconstruindo os estereótipos do discurso comum pelos quais o negro fora representado na tradição literária brasileira. É um discurso de resistência e de denúncia contra a marginalização histórica, sem, no entanto, deixar-se levar pelo mero discurso panfletário, posto que o elemento estético provocado pelo alto nível de domínio do discurso poético é percebido nos textos analisados, bem como em toda a obra do poeta Salgado Maranhão.

Palavras-chave: Identidade. Discurso poético. Salgado Maranhão. Literatura negra.


O DISCURSO ACERCA DA CONDIÇÃO FEMININA PRESENTE NOS CONTOS: “A GATA BORRALHEIRA” E “BARBA AZUL”, DE CHARLES PERRAULT

Joyce Milena Gomes VIANA (UFPI) – joyce.millena@hotmail.com
Kerolaia Almeida Barbosa de SOUSA (UFPI) – kerolaiasousa@gmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: Este trabalho procura analisar o discurso da mulher injustiçada dentro dos contos Barba Azul e A Gata Borralheira de Charles Perrault. Para isso, a análise se foca nos diálogos existentes entre os personagens principais de cada conto, bem como na trajetória das protagonistas: a jovem Cinderela e a esposa do Barba Azul. No campo metodológico, nossa investigação possui um cunho essencialmente qualitativo e interpretativo. Para isso utilizou-se como fundamentação teórica os conceitos propostos pela teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, no que diz respeito à teoria dos sujeitos, onde se realizou uma análise em torno do papel das personagens centrais através do quadro comunicacional. Usou-se ainda a teoria do ethos segundo Maingueneau e Aristóteles que nos permitiu analisar a construção de uma imagem injustiçada da mulher nesses contos.

Palavras-chave: Discurso; Conto; Gata Borralheira; Barba Azul; Mulher.


AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS PRESENTES NO DISCURSO DE POSSE DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

Luiz Antônio da Silva Paz (UFPI) – luizim2014@hotmail.com

                                     Samuel dos Santos Cunha (UFPI) – fctsamuel@hotmail.com

João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br

 


RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo as estratégias discursivas no discurso de posse da presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de detectar e analisar os seguintes aspectos: o ethos (persuasão pela imagem de quem fala/ locutor), o pathos (persuasão suscitada no ouvinte/ interlocutor) e o logos (persuasão pela racionalidade, conhecimento) presentes no discurso. Trata-se de um estudo descritivo interpretativo, com abordagem qualitativa, desenvolvido a partir do discurso da presidenta veiculado em 01/01/2011, na Internet. Os resultados revelam que o modo como a enunciadora (presidenta) se manifestou, durante o discurso, acaba inspirando confiança e provoca no público alvo uma sensação de identificação e contemplação.

Palavras-chave: Análise de discurso. Persuasão. Ethos. Pathos. Logos.

A MULHER RETRATADA NAS CANÇÕES DE ZECA BALEIRO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOB A ÓTICA DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA

Meryane Sousa OLIVEIRA (UFPI) – meryaneoliveira@yahoo.com.br
Thiago Arcângelo dos Santos SILVA (UFPI) – arcanjoago@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: Neste artigo, serão discutidos, à luz da teoria semiolinguística de Charaudeau (2001), o quadro enunciativo do discurso, no qual os conceitos de Sujeito Comunicante (doravante EUc), de Sujeito Interpretante (TUi), de Sujeito Enunciador (EUe) e de Sujeito Destinatário (TUd), dentro do recorte musical, selecionado para este trabalho, do cantor e compositor Zeca Baleiro. Foram selecionadas cinco letras de músicas, das quais, três compõem o corpus da análise e duas seguem em anexo, corroborando a presença da caracterização feminina na óptica de Zeca Baleiro. A partir da análise das letras das músicas, pôde-se verificar uma qualificação, ora positiva ora negativa, da mulher pelo compositor. Essa caracterização faz com que o sujeito comunicante seja visto como um ser de vigorosa expressão emocional, um ser de intensa vivência, que acha no trabalho com as canções uma forma de confidência.
Palavras-chave: Discurso. Semiolinguística. Zeca Baleiro. Mulher.



A REPRESENTAÇÃO SOCIAL NOS DISCURSOS DE ALUNOS DO NEAD/UESPI/UAB ACERCA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O EU E O GRAU DE PERTENCIMENTO COM O DIZER

Raimundo Isídio de Sousa (UESPI) – risidios@yahoo.com.br

RESUMO: Pretende-se analisar, nos discursos de alunos do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a representação social acerca dessa modalidade de educação. A UESPI oferta cursos a distância desde 2009, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, partir da prática, começam desafios de processos educativos no que se refere às perspectivas e às mudanças postuladas pela modalidade, pois o aluno passa por ressignificação em sua prática, bem como traz representações sociais acerca da modalidade em seus discursos, considerando as novas abordagens e formas de conceber e de fazer educação. Entretanto, a abertura de novos espaços e a mudança de paradigmas na educação superior frente a essa realidade causam, de certo modo, incertezas. Nesse contexto, faz-se necessário pesquisar o discurso do aluno e como ele concebe e vivencia práticas interativas na plataforma. Observar o discurso do aluno é condição necessária para se conceber e desvelar representações em seus discursos em torno da apropriação do “novo”, diante de efeitos simbólicos tecidos a partir de sua experiência e do contexto discursivo. A apropriação e a criação simbólica possibilitam a construção de novos saberes, e esse cenário - do “novo” e do “não familiar” - é propício e adequado para a construção de representações sociais. Para a análise deste estudo, utilizar-se-ão as marcas de heterogeneidade discursiva e a modalização e como embasamento teórico ter-se-ão os autores Moscovici (2009), Bakhtin (1992), Authier-Revuz (2004), Belloni (1999), Lozano, Pena-Marín e Abril (2002).

Palavras-chave: Discurso; Representação social;  Educação a distância; Alunos.


AS RELAÇÕES IDEOLÓGICAS E INTERPRETATIVAS PRESENTES NO SLOGAN DO SABÃO EM PÓ OMO

Safira Ravenne da Cunha Rêgo (UFPI) – saffira01@hotmail.com
João Benvindo de MOURA (UFPI) – jbenvindo@ufpi.edu.br


RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias da Análise do Discurso presentes no slogan de anúncio publicitário do sabão em pó OMO, do ano de 2003, de forma a demonstrar que o seu sentido é construir ideologias e atrair o consumidor. As publicidades se apoiam em hábitos e pensamentos da sociedade para criar seumarketing, por isso a necessidade de se inserir os anúncios em um contexto e cenário definidos. A pesquisa realizada é de caráter bibliográfico, embasada sobretudo em fundamentações teóricas de Fiorin, Voese, Mussalim e Fairclough, analisando-se o slogan encontrado no site oficial da marca. A razão de se usar ideologias nos enunciados, como estratégia da Análise do Discurso, está na necessidade de se levar em conta a relação entre o dizer e o fazer. No caso do slogan em questão, o uso desse recurso se deve à promoção da ideologia da marca, de acordo com o estilo de vida do consumidor e das várias interpretações que este pode fazer da publicidade e da política. Os resultados desta pesquisa identificam, claramente, a alusão à ideologia política, inclusive modificando o sentido original da palavra.

Palavras-chave:. Anúncios publicitários. Política. Interpretação. Ideologia. Sentido.



O DISCURSO RELIGIOSO NO LIVRO DO PROFETA AGEU À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO

Shara Lylian de Castro LOPES (UESPI) – sharalylian@hotmail.com
Marcos Helam Alves da SILVA (UESPI) – marcohelam_sfp@hotmail.com
Francisca Neuza de Almeida FARIAS (UESPI) – neuzafarias@yahoo.com.br


RESUMO: O presente trabalho propõe-se a analisar o discurso religioso cristão à luz da Análise do Discurso. O corpusda pesquisa é constituído pelo livro do profeta Ageu encontrado na Bíblia Sagrada tanto dos evangélicos quanto dos católicos, além de entrevistas feitas a autoridades de religiões que têm a Bíblia como livro-chave. Pretende-se entender como é dada a produção do discurso desta narrativa, bem como o lugar dos enunciadores e os conceitos de hiperenunciação. Analisa-se também a fórmula discursiva da obra. Estudos desta natureza constituem um campo ainda não muito explorado, haja vista a vastidão de conceitos e implicações referentes ao discurso religioso na sociedade atual. A pesquisa é de cunho bibliográfico e exploratório e está em fase de realização desde 2012, sendo objeto de trabalho de conclusão de curso. O embasamento teórico se fundamenta principalmente com os franceses Maingueneau e Charaudeau (2011). Os resultados parciais apontam que a utilização de diversos elementos da Análise do Discurso, tais como, a hiperenunciação e a fórmula discursiva, são instrumentos de base para a constituição do discurso constituinte, mais precisamente, do discurso religioso.

Palavras-chave: Discurso. Hiperenunciação. Sujeito. Religioso.



A DESMISTIFICAÇÃO CARNAVALESCA DA FIGURA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DAS CHARGES REFERENTES AO MENSALÃO

Thiago Ramos de MELO (UFPI) – thiago.rmelo09@hotmail.com
Francisco Laerte Juvêncio MAGALHÃES (UFPI) – flaerte@msn.com


RESUMO: O presente artigo procura analisar, à luz da teoria bakhtiniana da carnavalização, como são construídos os sentidos acerca da figura do político nos discursos das charges referentes ao caso Mensalão, destacando para a análise 02 (duas) charges relacionadas ao tema, coletadas do site http://www.chargeonline.com.br, no período do recorte que se estende de Fevereiro a Novembro de 2012. A charge é uma representação gráfica que versa sobre assuntos do cotidiano. Seus discursos fundam-se no efeito cômico, na crítica social e na política, através da expressividade das imagens e o uso de textos curtos. Sua linguagem possibilita um olhar diferenciado sobre a realidade, levantando questionamentos, indicando falhas, satirizando personalidades públicas, confrontando pontos de vista, etc. No processo de produção de sentidos as imagens são resignificadas a partir de estratégias discursivas próprias. Nas charges, os personagens são representados ”atuando” conforme a interpretação que se quer dar de uma conjuntura que lhe diz respeito. Diante disse, adotamos a Análise de Discurso (AD) como método de pesquisa, compreendendo como os sentidos são construídos através dos discursos nos processos de interação social. Apoiados em Bakhtin (1987), e em autores, tais como Flôres (2002), Magalhães (2003), Nascimento (2009), Pinto (1995, 1999), dentre outros que nos orientam na fundamentação de nossa discussão.

PALAVRAS-CHAVE: Carnavalização, Charges, Discursos, Sentidos.

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