Corpus da pesquisa: seis capas da revista Carta Capital publicadas entre os anos de 2014 e 2015 |
O pesquisador e membro do NEPAD Alexandre Carvalho Sousa defendeu, na última segunda-feira, 7 de março, o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: DESAFINANDO O CORO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO ETHOS DA REVISTA CARTA CAPITAL ATRAVÉS DE SUAS CAPAS. Fizeram parte da banca examinadora os professores João Benvindo de Moura (Presidente - UFPI), Maraisa Lopes (membro interno - UFPI) e Raimundo Isídio de Sousa (membro externo - UESPI). Leia, abaixo, o resumo da pesquisa:
O objetivo deste trabalho
é analisar a construção do ethos da Revista Carta Capital através dos discursos
contidos em suas capas. Com este intuito, o corpus foi composto por seis capas
da referida revista, publicadas entre os anos de 2014 e 2015. Desta forma, procuramos desvelar o papel dos discursos presentes neste gênero midiático, utilizados
para argumentar e seduzir através da produção de imagens da revista junto à
opinião pública. Para tanto, consideramos o ethos como principal elemento de
persuasão presente na Retórica de Aristóteles, bem como, a noção de ethos
prévio em Maingueneau (2015), a classificação dos ethé de credibilidade e
identificação proposta por Charaudeau (2006), a Análise Argumentativa do
Discurso defendida por Amossy (2014) e, por fim, os estudos sobre imagem e
discurso na mídia. Os resultados apontam
para uma mobilização do ethos prévio da revista, ancorado em seus idealizadores
e em sua proposta ideológica, aliado a imagens de esperança, virtude e
imparcialidade para ganhar adesão da sociedade. Cores diversas e imagens tais
como a bandeira brasileira, circo, mãos sujas de petróleo, tamanco quebrado e
presidenta de costas ou na penumbra se unem a vocábulos estrategicamente
utilizados tais como “progresso”, “circo”, “breu”, “desajuste” e “percalços”
para produzir uma encenação que remeta à seriedade e imparcialidade no trato
com a notícia. Concluímos que os discursos contidos nas capas da revista Carta
Capital têm o intuito de diferenciá-la da grande mídia comercial brasileira, valendo-se
de estratégias de credibilidade e identificação para construir uma argumentação
favorável às suas propostas.
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