A pesquisadora e membro do NEPAD Anyelly Gardênia Costa Silva defendeu, na última quarta-feira, 16 de dezembro, o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: UM LIVRO DE CONCRETO: AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, O INTERDISCURSO E A IDEOLOGIA EM UM MURO NA PERIFERIA DE TERESINA. Fizeram parte da banca examinadora os professores João Benvindo de Moura (Presidente - UFPI), Maraisa Lopes (membro interno - UFPI)
e Domingos de Sousa Machado (membro externo - UESPI). Leia, abaixo, o resumo da pesquisa:
Este
trabalho tem por objetivo investigar as condições de produção, o interdiscurso
e os aspectos ideológicos presentes em frases escritas num muro da periferia de
Teresina. O corpus desta pesquisa é
constituído por um conjunto de, aproximadamente, duzentas frases devidamente
fotografadas, do qual foram selecionadas oito – considerando-se os dois tipos
discursivos mais recorrentes (religioso e literário) – sendo que seis delas são
provenientes da bíblia e classificadas, portanto, como pertencentes ao tipo
discursivo religioso cristão (três delas relacionadas ao Antigo Testamento e
três retiradas do Novo Testamento) e duas catalogadas como discurso literário.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja base teórica está centrada nos
postulados da Análise do Discurso de linha francesa, representada, sobretudo
por Brandão (1986,2004); Maingueneau (1997, 2006); Orlandi (1999,2007, 2013) e
Courtine (2014). No campo da ideologia, lançamos mão dos estudos de Chauí(2012).
Os resultados apontam para a constituição de tipos discursivos religiosos e
literários inseridos num contexto de arte urbana, cujas condições de produção
remetem desde ao cativeiro da Babilônia e da Assíria até a era cristã, passando
pelo Modernismo da literatura brasileira até chegar à reprodução de toda essa
memória histórica e social num muro de concreto de uma grande cidade, em pleno
século XXI. Neste percurso, as relações interdiscursivas e ideológicas estão
presentes através de formações discursivas diversas. Conclui-se que a palavra é
um signo ideológico por natureza, assumindo os sentidos que lhes são impostos
pelo contexto histórico e social no qual está inserida.
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